28/05/2014 - Aplicativo de celular melhora acessibilidade nos ônibus em Joinville

Nova ferramenta foi demonstrada pelo Comde durante a 4ª Caminhada Cívica da Acessibilidade


Thaís Moreira de Mira

O Comde (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) demonstrou, durante a 4ª Caminhada Cívica da Acessibilidade, em Joinville, nesta terça (27), como funciona o Busalert, aplicativo para aparelhos móveis que possibilita ao deficiente visual, por exemplo, saber a que distância está seu ônibus e quanto tempo falta para ele chegar ao ponto. "O aplicativo é uma solicitação antiga do conselho, queremos que ele comece a funcionar o mais rápido possível. Vai humanizar o transporte e a população inteira vai se beneficiar", afirma Paulo Sérgio Suldovski, presidente do Comde. Ele é cego e participou da demonstração do aplicativo.

Rogério Souza Jr./ND
Aplicativo, ainda em fase de teste em Joinville, ajuda cegos a saberem a chegada do coletivo

Suldovski tem o aplicativo em seu celular, e na demonstração, emitiu um alerta sonoro sobre a aproximação e chegada do ônibus. O motorista foi avisado por meio de um aparelho instalado dentro do coletivo, que no ponto havia um passageiro com deficiência visual chamado Paulo. Ele chamou pelo presidente do Comde, que teve certeza de estar esperando aquele mesmo ônibus.

A empresa paulista Criar, idealizadora do aplicativo, instalou para a demonstração um aparelho com o aplicativo em três coletivos da linha Norte/Sul. "A cidade ainda não consta no aplicativo, mas em alguns dias esperamos que esteja lá para teste", diz Sérgio da Silva Soares, diretor do grupo Criar. Contudo, o assessor do Comde explica que antes de ser colocado em teste no município o aplicativo passa por discussão em órgãos como o Seinfra e Ippuj.

O Bus Alert irá beneficiar, principalmente, pessoas cegas ou com dificuldade de locomoção, mas será útil para toda a população. O aplicativo permite que os usuários consultem a distância em que o ônibus se encontra do ponto em que ele está, ao informar o número da linha que deseja pegar. O sistema foi testado pelo presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Paulo Sérgio Suldoski, no Terminal Sul.

Como funciona o aplicativo (ele está em teste na cidade, por isso Joinville ainda não aparece como opção para o usuário)

*O Sistema pode ser instalado via SMS. Para isso, basta enviar um SMS com as frases abaixo, de acordo com o sistema operacional de seu celular:

INSTALAR BUSALERT JAVA

INSTALAR BUSALERT ANDROID

*O Sistema envia uma mensagem com o link para a instalação. Os telefones para envio de SMS são:

TIM - (16) 98168-4444

VIVO - (16) 99717-2277

CTBC - (16) 99996-6999

CLARO - (16) 99342-7500

OI - (16) 98836-8888

*Para acessar o sistema basta que o passageiro carregue o programa no dispositivo móvel. Não é necessário se identificar por meio de usuário e senha;

*O aplicativo informa a distância do ônibus em pontos, e o tempo que vai demorar a chegar ao local onde o passageiro espera pelo coletivo. Ex: o ônibus está a dois pontos de distância e vai demorar 15 minutos para chegar;

**Caso o passageiro seja deficiente visual, ou físico, o motorista recebe um alerta no aparelho instalado dentro do veículo com o nome da pessoa. No primeiro caso o passageiro é chamado pelo nome e tem a certeza de embarcar no coletivo certo. Já no segundo, o motorista consegue antes de chegar ao ponto pedir para os demais usuários liberarem espaço para o cadeirante entrar no ônibus, por exemplo;

*As principais funcionalidades do BUSALERT são: consultar ônibus, calcular distância do ônibus, avisar sobre aproximação do ônibus, emitir aviso sonoro, configurar áudio e alarmes;

http://www.busalert.com.br/

Fonte: Portal Jornal Notícias do Dia