28/05/2014 - Joinville testa sistema para deficientes visuais

Na última terça-feira, 27, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade de Joinville apresentou o sistema Bus Alert, ferramenta para smartphones para orientar deficientes visuais na utilização do transporte público.

A plataforma auxilia o passageiro, principalmente deficientes físicos e visuais, a monitorar as distâncias ou o tempo de chegada entre o ônibus mais próximo e o ponto de ônibus onde ele se encontra, facilitando a mobilidade dos usuários de transporte público.

Além disso, o motorista é informado se o usuário com deficiência o aguarda em um dos próximos pontos, através de um equipamento instalado no ônibus que é atualizado a cada 10 segundos, possibilitando até mesmo saber o nome do cidadão.

“Basta informar o número da linha do ônibus e o número do ponto. O sistema opera com áudio habilitado durante toda a navegação entre as telas do aplicativo, mantendo o usuário sempre informado sobre necessidades a cada ação executada no dispositivo. Isso vai facilitar, inclusive, a operação por portadores de cuidados especiais”, disse Sérgio Soares, diretor do Grupo Cria.

Todo o sistema está preparado para os deficientes visuais, pois possui saída audível configurável. Para utilizar o Busalert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android ou Windows ME.

A instalação do programa pode ser feita através do envio de um SMS de acordo com o sistema operacional do celular, ou ainda através do site

Com a publicação da Lei 12.587, chamada de Lei da Mobilidade Urbana, diretrizes para a regulação dos serviços de transporte público, dos direitos dos usuários e de gestão de sistemas de mobilidade foram determinadas, criando assim uma política nacional de mobilidade urbana e inspirando a criação do aplicativo.

Criado pelo Grupo Criar, o aplicativo foi criado em 2012 para dispositivos Android e iOS. Além de Joinville, a cidade de São Carlos e Campinas no interior de São Paulo.

Fonte: Portal Baguete