27/09/2013 - Setransv vai conhecer 'Busalert'

A Secretaria de Transportes e Sistema Viário de Americana, através do subsecretário Thiago Martins, esteve presente em uma reunião realizada no Centro de Prevenção à Cegueira, na última terça-feira, para conhecer o sistema “Busalert”, desenvolvido pelo grupo Criar, de São Carlos.

O sistema “Busalert” foi criado para avisar pessoas com necessidades especiais ou para quem quer continuar as tarefas do dia a dia, enquanto monitora a distância entre o ônibus e um ponto de ônibus desejado. A distância pode ser visualizada no celular ou ouvida através de uma voz configurável – masculina ou feminina.

Ele foi criado para ser utilizado pelo passageiro e consiste em um aplicativo instalado no dispositivo móvel (celular ou tablet). Para instalar o programa no dispositivo móvel basta escolher o sistema operacional e fazer o download, diretamente do seu dispositivo móvel ou em um microcomputador.

Thiago Martins comentou sobre o aplicativo. “O controle das linhas de ônibus é um assunto muito discutido na Setransv, bem como nas empresas de ônibus, já que é extremamente necessário saber o horário de chegada e, caso esteja atrasado. O aplicativo é simples e traria maior comodidade para as pessoas e facilitaria, e muito, a vida das pessoas com necessidades visuais”.

Para quem administra o sistema – as empresas de transporte público - é possível acessar rotinas para inclusão e manutenção das rotas dos ônibus conforme a necessidade, bem como acompanhamento da utilização do sistema pelos cidadãos e gerenciamento de mensagens.

Segundo o secretário da pasta, Décio Rosolen Filho, na próxima semana a empresa estará novamente em Americana para fazer teste em uma linha de ônibus, com a participação de pessoas com necessidades especiais. “Fico feliz de ter uma reunião como essa e ter a possibilidade de instalação. Buscamos melhorar a condição do transporte público e também facilitar a vida para quem o utiliza”.

A aquisição do sistema será discutida entre a Prefeitura de Americana e as empresas concessionárias do transporte público.

Representantes da CPA (Comissão Permanente de Acessibilidade) da Prefeitura também compareceram à reunião.

Fonte: Portal Novo Momento