27/05/2014 - Aplicativo facilita embarque de deficientes visuais nos ônibus

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDE) realizou nesta terça-feira (27) a 4ª Caminhada Cívica da Acessibilidade. A ação aconteceu no Terminal Sul, bairro Floresta. No evento foi feita a apresentação do aplicativo Busalert. O aplicativo auxilia deficientes visuais ao utilizarem o transporte coletivo municipal.

Utilizado em Ribeirão Preto (SP) desde 2012, o Busalert possui navegação inteiramente por voz. Como é abastecido com informações sobre linhas de ônibus, rotas, horários, estimativas de chegada e saída, aproximação e pontos percorridos. O aplicativo pode ser baixado por qualquer usuário que tenha dispositivos móveis com sistemas operacionais Java e Android (IOS a ser implantando), basta configurar para retirar o áudio.

Para o técnico em informática e deficiente visual, Danilo Loque, o Busalert representa independência. “Para nós, que dependemos de transporte público, o aplicativo é uma necessidade. Não temos mais que esperar pelos outros. Muitos esquecem de avisar quando estamos chegando no ponto de ônibus”, conta.

O presidente do COMDE, Paulo Suldóvski, explica que serão realizados testes com o Busalert em três ônibus das linhas Norte-Sul, a mais utilizada por deficientes visuais. Há duas modalidades: uma instalada no veículo para uso do motorista e outra para uso individual. É possível agendar alertas das linhas. Em funcionamento, as atualizações ocorrem a cada 15 segundos. “É inteiração total para o deficiente. Queremos que Joinville tenha essa ferramenta em 100% da frota na próxima licitação do transporte público municipal”, disse.

Fonte: Portal Prefeitura de Joinville