20/07/2012 - Técnicos de Santos visitam São Carlos para conhecer o Bus Alert

Depois de Ribeirão Preto, Santos e Curitiba que segundo o grupo Criar já haviam solicitado o desenvolvimento da tecnologia do aplicativo de celular Bus Alert (alerta da chegada do ônibus), para implantação em seus municípios, a Secretaria de Transportes e Trânsito recebeu nesta semana a visita de funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/Santos) e da operadora de transporte coletivo de Santos (Viação Piracicabana) para conhecerem o funcionamento do sistema que já opera no transporte coletivo de São Carlos.

Prático e simples, o aplicativo pode ser baixado e operacionalizado via celular. Nasceu com o propósito de atender e auxiliar os deficientes visuais, mas também pôde ser utilizado pela população em geral. O sistema funciona em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou que tenha sistemas operacionais Android e Windows ME. O objetivo é alertar ao usuário sobre a chegada do ônibus e a aproximação do ponto de descida.

Em São Carlos o Bus Alert deve beneficiar cerca de 200 deficientes visuais além dos portadores de necessidades especiais e idosos.

Como instalar o Bus Alert - Para baixar o programa, o usuário deverá enviar um torpedo (mensagem) para um dos telefones a seguir, de acordo com a sua operadora de telefonia celular. Para clientes da operadora Vivo – (16) 9717-2277, Claro (16) 9342-7500, TIM (16) 8168-4444, Oi (16) 8836-8888 e CTBC (16) 9996-6999, digitar a palavra instalar, dar um espaço, digitar bus alert, dar outro espaço, digitar o sistema do celular (Java, Android ou Windows), enviar e aguardar a mensagem de retorno que vem com o link de instalação, seguindo as orientações. Ao acessar o programa (desenvolvido para celulares com plataforma Java, Android e Windows), basta inserir o número da linha de ônibus desejada e o número do ponto de parada de ônibus onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância em metros, o tempo estimado de chegada em minutos e o número de pontos restantes para a chegada do ônibus ao ponto onde o usuário se encontra.

A equipe de Santos que esteve na Secretaria de Transportes e Trânsito de São Carlos para conhecer a operação do Bus Alert reuniu o gerente de Transportes Públicos, Dalvani Pereira da Silva, Edson Zacarias de Lima, coordenador de Transportes da Viação Piracicabana, Roberto Sotero dos Santos, gerente operacional e Renilson Peres de Oliveira, programador de linhas.

Fonte: Portal São Carlos Agora