Barba durante a solenidade. Parceria entre governo, empresa de software e concessionária de transporte coletivo.(Foto:Marco Rogério)
Com a presença do prefeito Oswaldo Barba e outras autoridades, foi lançado na tarde de sexta-feira, 6, no Paço Municipal, o Sistema de Monitoramento de Transporte de ônibus para Deficientes Visuais. A novidade poderá beneficiar até 600 pessoas que enfrentam este problema em São Carlos. Ao utilizar o transporte coletivo, este público encontrará, a partir de agora, graças à tecnologia, uma série de facilidades.
Para o presidente da empresa Athenas Paulista, concessionária do sistema de transporte coletivo em São Carlos, Miguel Cimatti, o novo sistema vem se integrar ao sistema de GPS dos ônibus da empresa. "O novo sistema prevê que haverá informações aos usuários através de celular sobre os horários das linhas. Dentro do sistema, o usuário terá um programa de computador dentro do celular. Desta forma será estabelecido uma comunicação entre o ônibus e o celular, com o deficiente visual recebendo mensagens auditivas sobre a chegada do seu ônibus".
O sistema foi criado pelo Grupo Criar, de Ribeirão Preto, que é especializado em desenvolver novos softwares. O diretor da empresa, Sérgio Soares, afirma que a empresa foi incubada na Fundação ParqTec em 1991, em São Carlos. "O prefeito Barba nos desafiou a criar um sistema que informasse o deficiente visual de que o seu ônibus estava chegando. Então, dando respostas a isso, nós criamos o buss alert".
Ao criar tal sistema, Soares afirma que notou que ele pode ser utilizado por qualquer pessoa e não só pelo deficiente visual. Pela navegabilidade e pela facilidade de uso, qualquer usuário, esmo sem estar no ponto saberá que o momento exato que o veículo está chegando ao ponto. Depois que o passageiro entra no ônibus, ele avisa onde deseja descer e o sistema também avisa ao usuário sobre a chegada do ponto. Assim, ele é avisado um ponto antes e pode acionar a campainha para pedir a parada".
O vice-presidente do Conselho Municipal das Pessoas Portadores de Deficiência, Ailton Alves Guimarães, afirma que está muito feliz com o resultado do sistema. "Temos hoje uma grande conquista. Estou muito contente. Agora teremos mais mobilidade. Saberemos qual será nosso ônibus para ir ao trabalho e à escola. Isso é inclusão. O cego poderá se descolar pela cidade. Isso é maravilhoso. Vocês não imaginam a minha felicidade. Muito obrigado".